5 de janeiro de 2011

Belém do Pará

Bom meu post de hoje surge a partir de uma adoração suspeita que eu tenho, hoje vou falar um pouquinho da minha terra querida, minha amada Belém do Pará. Hoje enquanto conversava em uma rede social da internet (twitter) li uma frase de um colega mineiro (Kleyton Guilherme) que me chamou  a atenção, então pra se entender tem que ler tudo...

 Kleyton Guilherme 
Vou sair > Começa a chover > Saio de guarda-chuva > Ando tranqüilamente > Para de chover > Continuo com o guarda-chuva > Passo manota > Fim.
 Arlete Soed 
@ 
@ ''Continuo com o guarda-chuva > Passo manota > Fim.'' oque é manota ? :P
 Kleyton Guilherme 
@ 
@ SHUASHUAS, manota é sinônimo de "pagar mico", passar vergonha... rs
 Arlete Soed 
@ 
@ ah ta, aqui na minha terra isso aí num existe! dalhe pluriregionalismo...
 Kleyton Guilherme 
@ 
@ Eu suspeitei de que muita gente não entenderia; aqui se fala mas nem é tão freqüente também... rs
  Então foi aí que veio a ideia de postar hoje aqui no meu espaço, algumas curiosidades regionais; Certa vez recebi um email que guardo com muito carinho, ja repassei algumas vezes alguns amigos inclusive o Kleyton que mora la do outro lado do mapa do Brasil


ele mora simplesmente no estado que sou mais louca de conhecer, ai vontade de ir a BH, vontade de ir a Ouro Preto e até em Entre Rios de Minas, heheh! um dia eu vou com a graça de Deus.
Então nada mais justo que dividir com vocês o e-mail que eu recebi, pra você que tem curiosidade, ou que mora ou ja morou no Pará, terá uma oportunidade de saber ou relembrar nossos verbetes Paraoras, que já começa com o título 
''Dicionário do Paraense - Mas uuuulha !!!( pra vc num se perder quando vier pra ca)'' :D


Dicionário do PARAENSE
ABICORAR: Ficar atento.
Ex: Te abicora que a polícia vem aí..!

ACOCAR: Abaixar. Ficar sentado nos calcanhares, de cócoras. Típico modo dos interioranos esperarem algo, ou usar a "casinha" com aquele buraco no chão.
Ex: Te acoca, que lá vem bala!

ALOPRAR: Apelar.
Ex: Égua do canhão (mulher feia) que tu ficaste na pipoca. Tu alopras!
ARÉ :  Vai pra lá, me deixa, repudia, estranhesa.( Têrmo usado na Vigia)
ARREDA AÍ: Afasta aí.
Ex: Égua do busão apertado! Arreda aí!

AXI, CREDO!: Expressão de desdém quando você não gosta de alguma coisa.
Ex:- Bora tomar um tacacá lá no canto de casa?
- Axí, credo! Lá é muito ruim. 
BALDEAR : Vomitar
BORA LOGO: Se apresse.
Ex: Bora logo, Mundica! O busão já tá pra passar!

BORIMBORA: Vamos embora.
Ex: Borimbora daqui, já tô vendo que vai rolar muita onda!

CARAMBELA: Cambalhota.

CARAPANÃ: Pernilongo, mosquito, borrachudo.

CHOPE: Suco de frutas congelado dentro de um saco plástico. Em todo canto vemos placas assim: VENDE-SE CHOPE, quem não sabe fica intrigado achando que vende cerveja em todas as casas, quando na verdade é sacolé, como falam pras bandas do sul. 

COQUE: Cascudo. Um leve soco com a falange dos dedos na cabeça de alguém.

CUÍRA: Coceira. Vontade.
Ex: Essa menina tá com uma cuíra de sair sozinha pro brega hoje à noite.
COMICHÃO : Coceira braba, epécie de escabiose.

DEFLUXO : Gripe, pessoa gripada. "A Iva está indefluxada"
DERRUBAR: Caguetar, entregar, dedurar.
Ex: Se tu mexeres com a irmã do Sérgio, vou te derrubar!
DESMANCHO : Diarrèia. Ex. "A Raimunda amanheceu com desmancho".
'DIACHO: Expressão de desapontamento.

DISPRÉ: Algo ruim, vergonhoso.
Ex: Eras, o Marquinho me convidou pruma festa muito dispré esse final de semana.

ÉGUA: Vírgula do paraense, usada entre mil de mil frases ditas.
Ex: Égua do tacacá caro!
*tacacá: comida típica paraense

É-GU-Á (falado pausadamente: É, depois GU, depois Á): Poxa vida.
Ex: Tu comestes toda a tapioca? É-GU-Á!
EMPOMBAR : Criar caso, arrumar confusão,briga
ESBANDALHAR: Quebrar.
Ex: O meu filho esbandalhou o DVD.

EU CHOOORO: Não tô nem aí pra ti. Te vira. Dá teu jeito.
Ex: Tu apostaste todo teu salário?! Eu chóóóóóóóóro!! Eu te avisei!!

GITA ou GITITA: O mesmo que pequenina.
Ex: O pé de jaca lá de casa tá muito gitito ainda.

FILHO DUMA ÉGUA: Filho da mãe.
ILHARGA: Ao lado, no meu lado, senta aqui na minha ilharga.
JÁ ESTÁS: Quando alguém faz algo que chame atenção, ou dá em cima de outra pessoa, aí usam isso.
Ex: A mãe vira pro filho que não quer se comportar direito e diz: - Tu já estás??

JÁ QUERES: Quando a pessoa esta interessada em outra.
Ex: - Olha esse carinha é gatinho - Já queres, né? 

JÁ VALE? Quando alguém faz algo que a outra pessoa não gosta
Ex: Já vale me derrubar ?

LÁ NO CANTO: Lá na esquina.

LEVOU O FARELO: Se deu mal. Se machucou. Morrer.
Ex1: O Cláudio foi pro Pop-som na quinta e levou o farelo. Pegou porrada de uns 10 da terror bicolor porque tava com a camisa do leão!
*pop-som: Aparelhagem de som que toca o tecnobrega em festa
*terror bicolor: torcida organizada do Paysandu
*leão: o melhor time do norte

Ex2: O Marcelo foi comer a maniçoba "dali da esquina" e ficou dois dias trancado no banheiro. Quase que ele leva o farelo!

MAIS-COMO-ENTÃO? Me explique, por favor.
Ex: Tu ganhaste esse carro?! Mas como, então?

MANINHO: Amigo, Colega.
Ex: Maninho, onde fica a Rua Assis de Vasconcelos?

MAS CREDO: Que horrível!

MAS QUANDO! Não se refere à data, e sim à pessoa dizendo "não". Pode significar que a pessoa está mentindo.
Ex1: Você vai ao show hoje? MAS QUAANDO! Estou sem dinheiro.
Ex2: Tu?!? Ganhou no bicho dez vezes?!?! Mas quaando!!!
MATINTA PEREIRA: Pessoa que se teransforma em bruxa, voa e apita nas caladas da noite. "Que tem fado"
MUITO PALHA: Muito ruim.
Ex: Aquela festa foi muito palha.

OLHA QUE O PAU TE ACHA: Toma cuidado...

PAI D'ÉGUA: Muito bom, excelente, legal.
Ex: Égua, muito pai-d'égua! (A mais paraense de todas as frases)
"PARAGE" Paragem: Um lugar qualquer ou um acontecimento em determinado lugar.Ex. Fulano quebou a perna em duas parage. 
PÔ-PÔ-PÔ: Embarcação típica composta por uma canoa coberta, movida a motor de 2 tempos na pôpa.
Ex: Eu não fui pra Marudá de ônibus. Eu fui de pô-pô-pô.
PÁVOLO :  Pessoa muito exibida. Que gosta de aparecer (cheia de pavolagem)
SÓ-TE-DIGO-VAI: Expressão usada pelas mães para chamar a atenção dos filhos, quando não as obedecem ou pelas esposas para os maridos, quando estes querem dar uma escapadinha.
Ex: O quê? Tu queres ir pro Caldeirão ao Alan? Só te digo vai!
*Caldeirão do Alan: casa de shows em Belém

TÁÁÁ, CHEIROSO: "Hum... tá bom, lindo, tá bom, bonito.." é uma forma de ironia, tipo "conta outra!".
Ex: Eu?! Te emprestar R$1.000,00?!! TÁÁÁ, CHEIROSO! 

TEBA: Quer dizer grande.
Ex: Tem uma teba de uma orelha.
TEITÉ : Coitado, coitada, que pena. (Têrmo usado na Vigia
)TUÍRA: Pó da pele de quem não toma banho direito ão usa hidratante e a pele está seca.

UUUULHA: Expressão usada quando querem se referir a algo


E fuçando pela internet achei esse site, é so clicar!que tambem tem algumas de nossas girias e significados  muito interessantes. Ah ja ia esquecendo a foto la em cima, meu primo Rômulo registrou de mim no ano de 2009 voltado da minha amada e bucólica ilha do Marajó, voltando de balsa, achei essa bandeira e logo sugiu um cenário lindo pra clicar :D











Nenhum comentário:

Postar um comentário