11 de junho de 2011

infinito-video performance



Meu trabalho consiste em um vídeo performance autobiográfico, baseado em minhas memórias pessoais, segundo relatos de Roselle Goldberg é tida como uma das variações dentro da performance mais comum de serem vistas, ela define autobiografia como ‘’aparências e gestos, bem como a investigação analítica da linha sutil que separa a arte e a vida de um artista[...]’’ uma linha muito estreita entre o que é arte e a própria vida encenada do Performer , recorrendo a sua história de vida socializada em memórias coletivas. Meu vídeo parte do principio de sentimentos e lembranças de minha infância, dos meus medos, meus anseios e desejos, além de perdas e proteções exacerbadas; Através do vídeo, concretizo tais sentimentos, utilizando meu corpo como expressão em elemento principal. Santaella afirma que o corpo está em todos os lugares, em todas as áreas em todos os processos de corporificação, descorporificação e recorporificação ‘’[...]corpo está obsessivamente onipresente porque ele se tornou um dos sintomas de cultura do nosso tempo[...]’’ e em meu vídeo não seria diferente, o corpo, o meu corpo está presente direto e indiretamente.

O que é meu trabalho?

O meu trabalho consiste em uma apresentação artística e visual em formato de vídeo- performance, baseado em fatos reais, de acordo com o memorial descritivo em analise infantil entregue anteriormente aos professores a disciplina.

*Como e onde aconteceu?

Meu vídeo teve como espaço minha própria casa, com cenas gravadas em dois compartimentos, e o vídeo foi fragmentado em cenas para no fim trazer um sentido único.

Em meu vídeo-performance utilizei meu corpo como elemento principal em cena , pois recorri a minha história pessoal para criá-lo. Introduzi também alguns objetos para complementar meu ato performático, como:
-trigo
-pomada Minancora
-gloss labial
-almofada
-espelho
-álbum de fotos
-camisa própria
-fogo
-áudio de uma caixinha de música retirada da internet www.4shared.com.br

Referências

CONHEN, Renato. A Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1980.
GOLDBERG,
RoseLee. A Arte da performance: do futurismo ao presente. Tradução de Jefferson Luiz Camargo.
SANTAELLA, Lúcia. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura.São Paulo: Paulus, 2003.

À espera da vida no corredor do tempo - vídeo ficção



nossa produção independente em vídeo ficção, feito por alunos de artes visuais: Arlete Soed, Natália de Moraes e Gabriel Tork

Vida - poesia visual virtual


6 de junho de 2011

Motivos Juninos -Francelino Mesquita


        Carlos Marx Tonini, presidente do   Sistema  Federação do Comércio do  Estado do  Pará, SESC SENAC,    convida  para exposição    “MOTIVOS JUNINOS”,    do artista plástico FRANCELINO MESQUITA, no período de 10 a 24/06/2011, no Espaço Cultural do SESC Doca, no horário de 16h00 às 20h00.
Francelino iniciou sua arte desde a infância, primeiramente confeccionando pipas, depois surgiu a idéia de fazer esculturas em miriti, estilo móbile. A profissão de técnico em edificações (desenhos geométricos), lhe proporcionou avançar em pesquisas sobre o miriti (fibra leve de palmeira também conhecida como buriti e chamada de isopor da Amazônia) e teve uma visão de algo maior como as esculturas geométricas e abstratas.
A exposição consta de esculturas e pipas coloridas em formato de aves. O artista já foi premiado em vários órgãos do Estado.
O objetivo é divulgar a cultura popular através do miriti, produto esse tão conhecido em nossa região.

 
Local: Espaço Cultural do SESC Doca
Endereço: Rua Senador Manoel Barata, 1873 (entrada pela DOCA)
Horário: 16h00 às 20h00
Abertura: 10/06/2011 às 19h00
Período: 13 a 24/06/2011
Técnico: Marlize- 4005 9518 (tarde)
Artista Plástico Francelino Mesquita- 8165-8785