11 de junho de 2011

infinito-video performance



Meu trabalho consiste em um vídeo performance autobiográfico, baseado em minhas memórias pessoais, segundo relatos de Roselle Goldberg é tida como uma das variações dentro da performance mais comum de serem vistas, ela define autobiografia como ‘’aparências e gestos, bem como a investigação analítica da linha sutil que separa a arte e a vida de um artista[...]’’ uma linha muito estreita entre o que é arte e a própria vida encenada do Performer , recorrendo a sua história de vida socializada em memórias coletivas. Meu vídeo parte do principio de sentimentos e lembranças de minha infância, dos meus medos, meus anseios e desejos, além de perdas e proteções exacerbadas; Através do vídeo, concretizo tais sentimentos, utilizando meu corpo como expressão em elemento principal. Santaella afirma que o corpo está em todos os lugares, em todas as áreas em todos os processos de corporificação, descorporificação e recorporificação ‘’[...]corpo está obsessivamente onipresente porque ele se tornou um dos sintomas de cultura do nosso tempo[...]’’ e em meu vídeo não seria diferente, o corpo, o meu corpo está presente direto e indiretamente.

O que é meu trabalho?

O meu trabalho consiste em uma apresentação artística e visual em formato de vídeo- performance, baseado em fatos reais, de acordo com o memorial descritivo em analise infantil entregue anteriormente aos professores a disciplina.

*Como e onde aconteceu?

Meu vídeo teve como espaço minha própria casa, com cenas gravadas em dois compartimentos, e o vídeo foi fragmentado em cenas para no fim trazer um sentido único.

Em meu vídeo-performance utilizei meu corpo como elemento principal em cena , pois recorri a minha história pessoal para criá-lo. Introduzi também alguns objetos para complementar meu ato performático, como:
-trigo
-pomada Minancora
-gloss labial
-almofada
-espelho
-álbum de fotos
-camisa própria
-fogo
-áudio de uma caixinha de música retirada da internet www.4shared.com.br

Referências

CONHEN, Renato. A Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 1980.
GOLDBERG,
RoseLee. A Arte da performance: do futurismo ao presente. Tradução de Jefferson Luiz Camargo.
SANTAELLA, Lúcia. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura.São Paulo: Paulus, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário